Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Em alguns momentos

Existem momentos na vida que ninguém vai te entender, por mais que vc explique.
Em outros momentos sua carência vai ser tão grande que nada nem ninguém que vc ama consiguirá suprí-la.
Vc vai passar por momentos em que a tristeza será muito evidente, mas as pessoas não vão perceber.
Dias em que seu mundo parece que vai desmoronar, que acontece tudo ao mesmo tempo e vc tem que se dividir em muitas, de várias máscaras e humores, afinal o mundo quer que vc dê aquilo que ele deseja, e nesse momento ninguém vai conseguir sentir o que vc está sentindo, pior, não vão notar que vc tem sentimentos além das máscaras sociais.
Existem momentos na vida que ninguém vai te enxergar, por mais que vc tente se fazer notar.
Em outros momentos sua angústia vai ser tão grande que nada nem ninguém nesta vida consiguirá te dar alento.
Vc vai passar por momentos de inércia e isso será muito evidente, mas as pessoas vão apenas reclamar que vc está estranha.
Dias em que seu mundo parece não ter mais sentido, que vc tem que tomar muitas decisões, nem todas fáceis, mas muitas pessoas dependem de vc, pior, vão achar que vc não está fazendo mais nada além de sua obrigação, na verdade a vida tem um ritmo tão acelerado que as pessoas não vão ter tempo pra perceber que vc está se fechando e está se isolando.
Existem momentos na vida que a gente passa por um turbilhão, e esse momento é de solidão.


"O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções" - Karl Marx

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A ausência do sol

Hoje não tem sol.
É noite na minha alma.
Minha alma sofre de saudade.
Gostaria de poder mudar o mundo agora.
Um mundo onde a gente poderia fazer o que quiser, na hora que quiser.
Estar com quem se quer bem.
Sem rotina, sem dor, sem sacrifícios, sem culpa.
Talvez nem o filme mais espetacular e surreal retrate isso...
Talvez a vida nem seja complicada.
Talvez seja a nossa maneira de ver o mundo.
Hoje não tem sol.
É noite no seu coração.
Seu coração transborda saudade.
Será que você mudaria seu mundo agora?
Um mundo sem tantas regras, sem compromissos e horários marcados?
Você ficaria comigo agora?
Apesar da rotina, do passado e desse seu presente?
Talvez a nossa história acabe virando filme.
Talvez seja um sucesso de bilheteria.
Talvez seja um fracasso total...
É... hoje não tem sol.




Dedicado a minha amiga Ana.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

"Amigos"...

Um dia após o "outro".
Um dia depois do "outro".
Vários dias aguentando os "outros".
É impressionante como as pessoas tornam-se para sitas nesta vida e se dizem "amigos".
Digo isso porque, às vezes, pessoas de bom coração ajudam os outros com a melhor das intenções, e aquele que está recebendo a ajuda, depois de um tempo, e da sua falta de caráter, começa a achar que quem o está ajudando tem obrigação de fazer aquilo...
São pessoas sem limites.
São pessoas que não tem respeito.
São pesoas que não tem amizade nem amor amor no coração.
São parasitas., sangue-sugas, carrapatos.
Não imponha aos outros seu modo de vida, não submeta as pessoas aos seus comportamentos, ou melhor dizendo, aos seus distúrbios.
Se você não tem "feeling" necessário para perceber que quando alguém te ajuda vc deve agradecer, se centrar, se equilibrar e depois começar a andar com suas próprias pernas, pessoa, de boa, vc é um molusco.
Amigo é aquele que te ampara quando vc cai.
Amigo é aquele que te escuta quando seu coração e alma estão transbordando.
Amigo é aquele que te deixa a vontade e te faz se sentir melhor.
Amigo é aquele que te puxa a orelha quando vc está errado.
Amigo compartilha vitórias
Amigo se condoece com suas derrotas.
Se vc não sabe reconhecer quando está errado, ignorando totalmente a situação ou chantageando as pessoas com seus distúrbios emocionais... desculpe a franqueza, vc não é amigo de ninguém, e vou além, vc não tem amigos, as pessoas apenas te suportam, como eu, um dia após o outro...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Recomeço

Em cada recomeço temos uma real oportunidade de mudança, mas não é óbvio recomeçar. Devido ao automatismo com que seguimos nossos compromissos diários, pouco reconhecemos nossa capacidade de zerar para dar um novo início.
Zerar a vida é uma decisão consciente, tomada quando resolvemos nos desprender da pesada carga que trazemos do passado.
Geralmente recomeçamos quando nos sentimos feridos.
Feridos, ressentimos ao toque alheio quando negamos sua tentativa de aproximação.
Em geral evitamos escutar o que os outros têm para nos dizer pois quando estamos reativos não temos espaço interior para escutá-las. Parece que já sabemos de antemão o que vamos ouvir e responder.
Dizemos interiormente não antes mesmo do outro se expressar, afinal, sob tensão interna, precisamos nos defender tanto dos ataques autodestrutivos que lançamos sobre nós mesmos, quanto da hostilidade externa que reflete a mesma indisposição que o outro sente ao ser pressionado.
O mais curioso é que, na tentativa de dominar o desconhecido, queremos tudo, saber de tudo. Mas claro, sem nos envolver. À medida que tememos ser trocados pelos outros, nos tornamos cada vez mais superficiais e pouco compromissados com a dor alheia. Ficamos isolados por nossas próprias mágoas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O amor que habita em mim

Eu sou o amor que habita em mim.

Um amor que é sincero, que gosta de ti como és, que te desperta para a vida, que te faz rir e ri contigo, que consola quando o dia não é tão bom assim. Que cuida e se deixa cuidar.

Um amor que é honesto, maduro, que sabe o que quer. Que quer crescer, que se deixa conhecer, um amor para viver.

Que não faz jogos, que tem respeito, que te conquista.

Que é dengoso, manhoso, carinhoso, mas tudo bem equilibrado, que tem uma sensualidade envolvente, sem vulgaridade.

Um amor que abraça apertado, que beija molhado, que faz o coração bater forte, que te faz perder o fôlego.

Um amor que gosta de dormir de conchinha, que aprecia o som da chuva e que pretende, um dia, morar na praia.




Dedicado ao meu grande amor, Ricardo.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

E se o tempo parasse agora?

E se o tempo parasse no exato momento do primeiro "eu te amo" da sua vida?
Vc permaneceria por toda a eternidade com aquele cara de bobo, que mistura felicidade, surpresa e prazer...
E se o tempo parasse no exato memento em que vc escorrega na rua em um dia de chuva?
Vc permaneceria por toda a eternidade sem o tombo, o constrangimento e o som das risadas daqueles que sempre acham engraçado alguém se estabacar no chão...
É engraçado brincar com essas situações, mas e se o tempo parasse agora? Como vc ia permanecer por toda a eternidade?
Feliz?
Triste?
Vingativo?
Indiferente?
Amando?
Chorando?
Sorrindo?
Cansado?
Dormindo?
Extasiado?
Indignado?
Reticente?
Paciente?
Em paz ou à beira do inferno?
Diz um "ditado popular": cuidado com aquilo que desejas...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Diário de Belinha - Capítulo I

Já fui tão ansiosa que não dormia na expectativa de coisas que estavam por acontecer, e em outras circunstâncias piores, não dormia por coisas que eu nem sabia se iam acontecer. Tentava controlar isso, não pensando ou pensando em outras coisas, mas não conseguia, a ansiedade fazia a expectativa voltar.
A ansiedade causa olheiras Belinha...
Já fui tão ansiosa que não conseguia me concentrar em outras coisas que devia fazer quando um assunto anterior estava pendente, então todas as coisas se embaralhavam na minha mente e rodava, rodava, feito uma barata tonta e não conseguia resolver nada.
A ansiedade causa dor de cabeça Belinha...
Já fui tão ansiosa que chegava a ficar agoniada no trânsito, na fila do metrô, até na fila do restaurante por quilo. Adorei a opção internet banking, pois depois dessa ferramenta não precisei mais ficar ansiosa na fila do banco.
A ansiedade causa stress Belinha...
Também causa queda de cabelo, dor de estômago, compulsão por comida, impaciência e todos os males possíveis. As outras pessoas começam a te achar insuportável...
A ansiedade gera um desespero predominante em querer realizar tudo, de maneira instantânea, a angústia pela necessidade de apressar o ritmo natural da vida.
A ansiedade me ensinou que o maior desafio dessa vida é saber esperar.



Dedicado ao meu amigo Wagner e sua célebre frase: "tudo a seu tempo".

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dias difíceis

"Não há nada mais útil no homem do que a determinação de nunca ser precipitado" - H.D. Thoreau

Como é difícil conviver com o dia-a-dia quando o coração está ávido para novidades, aventuras e lugares nada comuns.
Como é difícil dividir tudo aquilo que vc demorou tanto tempo para conquistar que, como todo ser humano, egoísta às vezes, vc não quer compartilhar.
Como é difícil adicionar pessoas não tão legais na sua vida, mas essas pessoas fazem parte do universo dos legais, com quem vc convive.
Como é difícil ceder em alguns momentos.
Como é difícil entender todos os movimentos.
Como é difícil ter tão pouco tempo para viver com quem se ama.
Como é difícil entender todas as coisas que não ditas na cama.
Mas é provável que se encontre uma saída.
Talvez não tão perfeita.
Talvez não a seu gosto.
Talvez não tão lógica.
Talvez não tão passional.
O importante é descobrir, nestes tempos de dúvida, primeiro onde está a saída, depois ter a coragem de seguir em sua direção.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Sobre dúvidas, tristeza e esperança

Certos dias parece que o Universo nos põe a prova...
Como sorrir em momentos de solidão tão profunda?
Como interagir se não temos palavras sequer para dizer como estamos nos sentindo?
Como aconselhar nossos amigos se, nesse momento, tudo que precisamos é de colo e abraços?
Como podemos dividir algo se, lá no íntimo de nossos corações e mentes existe um hiato, um abismo?
O dom de cada um está na capacidade de acreditar, ou não, que esses momentos são efêmeros, não permanecem.
A esperança vem com a respiração profunda que acalma o coração acelerado.
A fé vem através do sorriso, embora amarelo, tímido, que dá alento ao próximo e a nós mesmos.
O amor é uma fonte inesgotável, e é de graça nessa vida, embora existam momentos que somos tendenciosos a acreditar que ele acabou, não, está lá, como uma garoa; no momento certo será tempestade!
A generosidade vem num carinho simples, um beijo, um abraço, um sorriso, mesmo acreditando que não temos nada a oferecer.
O dom de cada um está na capacidade de acreditar que podemos SER.


Dedicado a minha amiga Cinthia: enfim amiga, a primavera chegou não é mesmo?

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Música

Nada me traz mais alegria do que a música!

A música me traz lembranças de pessoas e períodos da minha vida que me fazem sorrir, nostalgear épocas ímpares que vivi.

Traz também lembranças de períodos ruins e e de pessoas que infelizmente escolheram o caminho oposto ao meu e a música ameniza a escuridão desses momentos...

A música traduz tudo aquilo que estou sentindo através de seus acordes únicos, lentos, rápidos e expressivos. A letra de determinadas músicas conta a história da minha vida... ou mesmo parte dela!

Música para ouvir, cantar, dançar; a música traz som, cor e movimento em momentos que podem ser bons, ou nem tão bons assim, mas ajuda a "atravessar"!



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aos amigos, a felicidade

Momentos mágicos que vivemos todos os dias, embora separados pela distância em quilômetros, por nossas atividades e pelas escolhas em nossas vidas. Mas o que nos faz diferentes é que, embora longe, estamos perto.
A amizade nos une.
O carinho nos sustenta.
O respeito nos caracteriza.
A compreensão nos pauta.
Como é bom saber que vc sabe que se estiver rindo, chorando, alegre, triste, magoado, exitante, expectativo, esperançoso, ansioso ou apenas relax, estarei com meus braços estendidos para acolhê-lo e vc da mesma forma por mim.
Eu poderia ficar escrevendo odes e odes a vc e a tudo o que representamos um ao outro neste um quarto de século, mas, na verdade, o que importa é que somos "in":
Inseparáveis na amizade;
Insuportáveis na teimosia;
Invencíveis na credulidade;
Imbatíveis na esperança!
Eu enxergo o mundo com outras cores quando vc me empresta seus olhos.


Dedicado ao meu amigo, irmão e guru ShôMori


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hoje é o dia

"Hoje é o dia, eu posso tocar o silêncio" - Dinho Ouro Preto / Capital Inicial


Quantas vezes pensamos coisas complicadas para exemplificar como seríamos felizes "se";
Quantos sonhos coloridos, claros e bonitos passam a ser apenas lembranças e não se tornam metas para nossa vida;
Quantas vezes gastamos nossa energia tentando passar aos outros os nossos pontos de vista...
Quantas cobranças desnecessárias a nós mesmos e aos outros baseados em moralismos que não escolhemos, mas, que nos foram impostos;
Quantas vezes escolhemos a dúvida e não a abertura de nosso coração para amar, imaginando que amar é machucar-se sempre, pois em algum momento de nossas vidas fomos feridos.
Talvez o necessário seja apenas sorrir;
Talvez seja apenas seguir;
Talvez seja esquecer nosso maior algoz: o passado;
Talvez seja aprender a amar, diariamente;
Talvez seja apenas ser. Permanentemente.


Dedicado ao amigo João Carlos, o esperançoso.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Respeitável público

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonhos" - Orson Wells

Assistir um filme no cinema e ver um quadro em uma exposição de arte causa a mesma sensação emocional. Cada um tem sua opinião sobre a obra, e essa opinião é muito particular...
Cada um enxerga o filme por sua perspectiva, apresentação de personagens, enredo, fotografia, conteúdo da história, porque gostam do diretor, do ator, da atriz, e outras assistem apenas por diversão, sem nenhuma pretensão.
O que é irritante são os estudiosos, os críticos, os mestres, os "sabe-tudo" da área de cinema... são capazes de discutir horas sobre assuntos tão intensos e defender suas idéias sobre cinema, e cá entre nós, costumam falar com os outros como se as pessoas fossem estúpidas e não capazes de entender "sob a ótica" deles... Para a maioria das pessoas, assistir a filmes é uma diversão, não uma tese que merece ser defendida...
Cinema é emoção, é empatia com a história, é lindo ou não, sob o ponto de vista de cada um. Acho que esses "entendidos sobre cinema" deveriam montar um clube para que eles possam conversar só entre eles seus pontos de vista esdrúchulos... (tipo de Clube da Luta, quem sabe não acabariam desaparecendo uns 4 ou 5 chatos né?!).
O importante é que os filmes te tragam algum impacto, quer seja positivo ou negativo. É poder sonhar, durante aquele tempo, viver aquela história, independente se o filme seja considerado vencedor do Oscar ou B de terror, vai te divertir? Então, dispense os comentários.
E quanto aos chatos? Não leia a coluna deles, nem as críticas que escrevem. E se por ventura vc tiver alguém que pertença ao Clube dos Chatos... é.... não convida para ir ao cinema com vc!!!


Dedicado a uma amiga que vou deixar no anonimato, que se chateou profundamente quando disse em uma cervejada entre "amigos" que achava engraçados os filmes de Wes Craven e eles a repudiaram dizendo que esse tipo de filme não pode ser considerado cinema.
Amiga, deixa esses otários para lá, se eles não respeitam seu gosto e sua opinião não são seus amigos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

“O silêncio é a comunhão de uma alma consciente consigo mesma” – H.D. Thoreau


Todos os dias fico pensando nas coisas que me são ditas em todos os momentos da minha vida: em casa, no trabalho, entre amigos, na condução... e cada vez mais percebo o quanto as pessoas não falam, elas “despejam”.

Em certos momentos eu acredito que o silêncio é a melhor resposta para todas essas coisas que são despejadas, desabafadas em nós; o stress, a angústia, o medo, a insegurança, a carência de todos nós faz com que coisas sejam ditas até sem o menor filtro.

Às vezes acho que pessoas assim podem até começar uma guerra...

Observo, ouço, pondero e aprendo.

Nesse aprendizado acho que o melhor mesmo é olhar para dentro de si, no silêncio, e descobrir se estou assim também...

Aprender a ficar em silêncio é a ferramenta necessária para o crescimento, para evolução do ser humano.


Escrevi este texto porque nesta semana uma pessoa sem boa vontade de nada nesta vida teve a capacidade de criticar outra pessoa que simplesmente não fala, faz. Meu carinho e respeito a todos aqueles que não batem no peito dizendo eu sei, mas que vão lá e fazem, até mesmo sem dizer nada pra ninguém porque o importante não é saber a diferença entre as coisas, é saber fazer as coisas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

“As coisas não mudam. Nós mudamos.” – H.D. Thoreau


Temo o tempo dessas pessoas que cobiçam até o sangue do seu próximo por causa do poder e da ganância. A necessidade da evidência.

Temo o tempo dessas pessoas ardilosas, vestidas em pele de cordeiro que com os mesmos dentes que riem, mordem. Crueldade.

Temo, definitivamente, o tempo dessas pessoas que, acostumadas à maldade, tornaram hábito a humilhação do próximo. Escárnio.

Em épocas de trevas fui vítima da perseguição da alma, tudo o que disse foi usado contra mim; levei para casa fardo maior do que podia carregar.

Em dias de sol me preocupei com você, fui sua amiga, companheira, confidente, colega de turma, de trabalho, de família, de vida. Daqueles momentos bons e daqueles não tão bons assim...

Em dias de chuva fui leal, mas até meu sangue foi sugado porque esses sentimentos deixaram, para você, de serem conquistados e sim, obrigados.

Em noites escuras ouvi, amparei, aconselhei e o seu sorriso momentâneo foi a mordida do dia seguinte.

Em um dia sombrio cheguei a um ponto do caminho que percebi que tudo o que eu tinha eram duas opções de direção: uma, de conviver com a maldade insurgente, inerente à sua alma; outra, de saltar no abismo do desconhecido, mas com a certeza de que toda essa bagagem que levava amorteceria minha queda.

Em dia iluminado descobri que mesmo no abismo desconhecido o que nos dá asas e faz voar é a leveza do coração. Hoje, o meu tem asas.



Dedicado em particular a Ana que assim como eu é “discípula” de Lord Byron e a todas as pessoas que já passaram por situações controversas sociais, profissionais, familiares e emocionais.

Explicação

Olá, aviso a todos que lêem o Blog da Fe Pepper, que os textos criados são baseados nas citações dos autores que coloco em destaque no título da postagem e também criados a partir de experiências vividas por mim e por amigos. Beijos!

sexta-feira, 23 de março de 2012

“Sonhar é acordar-se para dentro” – Mario Quintana


Sonhei que vivia um grande amor.

Esse amor era tão intenso que doía dentro do meu peito.

Procurei incansavelmente pessoas, talvez minha alma gêmea, em tantos lugares, em festas, bares, amigos de amigos e foi através daquilo que eu tinha mais preconceito, a internet, foi que ele chegou.

No início não achei que era amor, talvez fosse mais uma pessoa que eu conhecia que me trazia coisas boas. Altruísmo, carência, simpatia, empatia, honestidade, alegria. Aquela sensação de sentir-se bem ao lado da pessoa. De repente percebi que eu o admirava, que sentia falta de sua voz, de seus conselhos, da sua companhia, de seu carinho, do seu corpo e do seu cheiro. Que contava dias e noites para estarmos juntos.

Mas era um sonho, e no sonho tudo é perfeito.

Em alguns momentos sofri, fiquei chateada, chorei porque esse amor não era o que sonhei.

Passei horas, dias pensando sobre isso, o amor faz parte da vida das pessoas, mas as pessoas são o que são e ninguém dá aquilo que não tem, inclusive eu.

Nesse momento acordei para dentro e percebi que talvez ele estivesse sentindo o mesmo que eu, ou quem sabe, estivesse se sentindo até pior, talvez estivesse muito transparente em mim o fato de estar constantemente procurando algo que ele poderia achar que faltava nele, mas que na verdade, faltava em mim.

Acordei para dentro e percebi que viver um dia de cada vez, com o que se tem, sendo feliz por ter aquilo que se tem, alguns dias mais, outros menos, mas aproveitando cada momento é descobrir que o amor está na sua vida todos os dias.

Acordei para dentro e senti que meu sonho foi realizado, o amor estava ali, ao meu lado, só esperando que eu acordasse para vivê-lo.

Dedicado a minha grande amiga, irmã, cúmplice e comparsa de todas as situações de minha vida, Andreia Vieira de Camargo Miranda.


O início


Sempre tive vontade ter um blog, há anos, até hoje não sei dizer por que nunca consegui tomar essa decisão... Talvez por achar que ninguém fosse se interessar pelo que eu penso, acho e tenho a dizer. Então tomei coragem e resolvi acabar com esse dilema!!

O que eu vou escrever aqui? Cenas cotidianas, minhas, de amigos, presenciadas e que principalmente falem de pessoas. São tantas postagens em redes sociais, no Face e no Twitter de mensagens altruístas de personalidades conhecidas, desconhecidas, frases de autores e bla bla bla, mas ninguém tem coragem de falar de pessoas, como eu, como você que lê esse blog agora. Não estou criticando quem faz isso, mas dê um sentido para aquilo está postando...

Talvez as pessoas se identifiquem, talvez critiquem, talvez achem graça, talvez agradeçam por não estar na situação narrada, enfim, são pessoas lendo sobre pessoas. Essa é a minha proposta.

Encerro citando aquele que, ao dizer a frase que transcrevo, me inspirou a definitivamente escrever esse blog: “A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abrir” – Frank Zappa